Qual é o papel do anel anti extrusão?

Qual é o papel do anel anti extrusão?

Se você está buscando por soluções de vedações industriais, certamente já se deparou com o anel anti extrusão, também conhecido como anel de backup.

Eles são muito utilizados quando uma determinada aplicação exige alta pressão. Assim, ele é responsável por reduzir as folgas diametrais e, dessa maneira, não permitindo que haja a extrusão dos anéis de vedação.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Afinal, o que é e para que serve o anel anti extrusão?

O anel anti extrusão pode ser desenvolvido de borracha, geralmente sintéticos, na dureza de 90 Shores A, ou Plásticos de Engenharia. Como vimos, ele serve para reduzir a folga do lado da baixa pressão da vedação com O’rings.

Dessa forma, a combinação do anel anti extrusão e um O’ring oferece muito mais resistência e durabilidade, evitando diversos problemas que podem parar o processo produtivo da sua empresa.

Portanto, ele é fundamental para diminuir a folga entre a haste e o cilindro. Assim, garante muito mais durabilidade para os anéis básicos.

É importante ressaltar que os anéis de backup, isolados, não oferecem nenhuma função de vedação. Ou seja, eles são acessórios de apoio para o seu projeto.

>> Você também pode se interessar por ler: Por que armazenar suas vedações corretamente?

Como funcionam os anéis de backup?

Sabemos que a extrusão sob pressão acontece em qualquer tipo de vedação. Por isso, encontrar alternativas inteligentes para minimizar essa quantidade de extrusão é essencial. E é exatamente essa a função do anel de backup.

Por isso, os anéis e backup podem ser inseridos:

  • atrás da vedação (quando for um sistema simples); ou
  • ambos os lados (quando for necessária uma dupla ação).

Os anéis anti extrusão são confeccionados com materiais mais duros do que a vedação, justamente para minimizar a quantidade de extrusão na abertura de vedação. Então, quando há forças de vedação maiores, mais correto deverá ser o encaixe das peças.

Quais são os benefícios do anel anti extrusão?

Conheça os principais benefícios de investir nos anéis anti extrusão:

  • garante mais segurança e eficácia ao sistema de vedação;
  • contempla uma grande variedade de aplicações;
  • oferece um ótimo suporte de resistência adicional;
  • evita a perda do material de vedação;
  • apresenta um ótimo custo-benefício;
  • minimiza o risco de extrusão da vedação dos anéis, como os O’rings.

Quais são as aplicações dos anéis de backup?

Os anéis de backup possuem diversas aplicações. Então, sempre que for necessário reduzir as folgas em processos de alta pressão, ele pode ser recomendado.

Portanto, para ter a certeza do material para investir, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em vedações industriais.

Dessa forma, a equipe técnica qualificada pode ajudar a entender as necessidades do projeto e determinar quais são os melhores perfis de vedação.

Você gostou de aprender mais sobre o assunto? Sabia que nós, da Samech Vedações Industriais, somos especializados no assunto?

Trabalhamos apenas com o que há de melhor e mais moderno quando o assunto é vedações industriais.

Clique aqui e conheça os nossos anéis anti extrusão agora mesmo!

 

Compartilhe!
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Email

Tópicos