O que é vedação de êmbolo?

O que é vedação de êmbolo?

Você sabe o que é uma vedação de êmbolo? Se você não conhece este tipo de vedação industrial ou já esqueceu qual a sua funcionalidade e aplicações, calma: o time da Samech Vedações Industriais está aqui para ajudar você!

A seguir, vamos entender o que é uma vedação de êmbolo, principais perfis, funções e aplicações na indústria. Continue conosco para saber mais!

Entenda o que é vedação de êmbolo

A vedação de êmbolo, também conhecida como anel de êmbolo, é um cilindro utilizado para que o líquido não vaze de um lado para o outro da câmara de vedação conforme a pressão empurra o êmbolo do cilindro para dentro.

As vedações de êmbolo são fabricadas nos mais diversos materiais. Assim, os mais comuns são:

  • teflon, puro e com cargas de bronze, carbono e grafite (PTFE);
  • poliacetal (POM);
  • poliuretano (PU);
  • borracha NBR;
  • viton (FPM).

Confira as principais perfis da vedação de êmbolo

Cada modelo de vedação de êmbolo é indicado para um tipo diferente de trabalho. Você irá encontrar os seguintes perfis no mercado atualmente:

  • vedações bidirecionais;
  • conjunto de gaxetas;
  • anéis-guias;
  • gaxetas.

Conheça as funções da vedação de êmbolo

A vedação de êmbolo pode ter duas funções: simples ação e dupla ação. Vamos conhecer melhor cada uma delas:

Vedação de êmbolo simples ação

Ao escolher uma vedação de êmbolo, o primeiro passo é entender como o cilindro trabalha. Se ele for de simples ação, conseguindo vedar a pressão dinâmica em um dos lados (unidirecional), você precisará de uma vedação também de simples ação.

Neste caso, se você usar uma vedação de êmbolo de dupla ação, a alta pressão pode ficar presa entre as vedações o que pode causar estragos no seu equipamento.

Vedação de êmbolo dupla ação

Já a vedação de êmbolo de dupla ação é utilizada quando o equipamento recebe pressão nos dois lados (unidirecional). Uma vedação simples, neste caso, não iria resolver o problema.

Veja quais são as aplicações da vedação de êmbolo

A vedação de êmbolo é utilizada em sistemas pneumáticos e hidráulicos, assim como em qualquer outro equipamento que possua pistão. As indústrias metalúrgica, siderúrgica, petrolífera, hidrelétrica e cimenteira utilizam bastante esse equipamento.

Máquinas injetoras de plástico e de extrusão de alumínio e guindastes são alguns exemplos de equipamentos utilizados na indústria que possuem vedação de êmbolo.

Qual é a melhor vedação industrial para a minha necessidade?

É natural que surjam dúvidas na hora de adquirir a melhor vedação para a sua necessidade. A Samech é referência no mercado de soluções industriais e possui um time de especialistas que irá ajudar você a fazer esta escolha.

São mais de 17 anos atuando em todos os segmentos industriais, distribuindo, importando e vendendo vedações de marcas de excelência no mercado. Inclusive, a Vedabrás, ATS Special Oil Seals e a SKF são nossas parceiras em vedações. Entre em contato conosco!

 

Compartilhe!
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Email

Tópicos