Conheça a importância do Anel O’ring

Conheça a importância do Anel O’ring

Se você está procurando por um vedador realmente versátil, o anel o’ring é para você. Afinal, ele atende uma imensa variedade de segmentos (desde projetos residenciais até grandes indústrias).

O anel o’ring é um tipo de anel de vedação em formato de anel (como o nome sugere), com corpo redondo e formato circular.

Assim, ele pode ser fabricado em diversas durezas e materiais — como silicone, neoprene, borracha nitrílica, estireno butadieno, viton, NBR, entre outros.

Dessa maneira, ele apresenta ótimas vantagens quando o comparamos com outros sistemas de vedação.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer a importância desse componente? Então, continue conosco!

Pode ser utilizado tanto em aplicações estáticas quanto dinâmicas

Por ser muito versátil, o anel o’ring pode ser utilizado em diversas aplicações. Inclusive, esse é um dos grandes diferenciais com relação aos demais produtos do mercado.

Portanto, quando estamos falando de aplicações dinâmicas ou estáticas, ele funciona bem em ambos os projetos.

Então, sempre que houver um movimento relativo entre as partes e o anel (seja estático ou dinâmico), o anel o’ring pode ser utilizado. Além disso, ele também é recomendado para aplicações pneumáticas e hidráulicas.

O anel o’ring é projetado para acentuar a compressão e ranhura

O anel o’ring é projetado para acentuar tanto a compressão quanto a ranhura. Então, durante a montagem de duas (ou mais) partes, ele cria uma espécie de selo na interface.

Além disso, ele é extremamente simples de manusear e instalar. Isso porque, basta posicioná-lo sobre a ranhura específica, encaixando-o bem.

Dessa maneira, ele cria a condição de “folga zero” nas partes, bloqueando totalmente o fluido. Isso acontece porque ele é forçado a se moldar e preencher todas as irregularidades em qualquer folga que possa existir.

Portanto, podemos dizer que o anel o’ring funciona muito bem sob pressão. Ou seja, quanto maior for a pressão do sistema, mais eficaz será o processo de vedação.

>> Conheça aqui os anéis o’ring de vedação da Samech.

Apresenta um excelente custo-benefício

Os anéis de vedação o’ring são muito comuns no mercado. Afinal, a maioria das pessoas aposta nesse tipo de vedação por apresentar um excelente custo-benefício para os projetos.

Isso porque, o anel o’ring apresenta um valor acessível, suporta grande pressão e o processo de montagem é muito tranquilo e fácil de realizar.

Sem contar que se trata de um formato de vedação extremamente confiável, visto que ele é fabricado seguindo todas as normas e padrões internacionais de qualidade.

No entanto, antes de adquiri-lo, é importante conferir os selos de qualidade de produção com o fabricante.

Afinal, é necessário investir em uma empresa que preze pela qualidade e que trabalhe seguindo as principais normas e regulamentações sobre o assunto, como a SAMECH.

Assim, é uma forma de ter mais tranquilidade ao investir em um produto que, além de atender às necessidades específicas do seu projeto, apresentará uma ótima vida útil.

Também é muito importante conhecer as medidas do anel o’ring com o fornecedor. Portanto, para investir em um anel que resolverá os seus problemas, sempre analise com calma as suas medidas e tolerâncias.

E aí, você gostou de conhecer um pouco mais sobre a importância do anel o’ring?

Sabia que a SAMECH é uma empresa especializada em vedações industriais?

Portanto, se você está buscando por um excelente anel de vedação, nós podemos ajudar.

Quer saber mais?

Então, entre em contato conosco e vamos conversar melhor sobre suas necessidades agora mesmo!

 

Compartilhe!
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Email

Tópicos