Arruelas e buchas: qual é a diferença?

Arruelas e buchas: qual é a diferença?

Arruelas e buchas são dois componentes de vedação industrial utilizados diariamente por empresas dos mais diversos segmentos. Com nomes diferentes, esses itens também possuem funcionalidades e especificações distintas.

A seguir, vamos entender quais as principais diferenças entre arruelas e buchas, materiais que podem ser fabricadas e principais aplicações e utilidades. Vamos lá? Boa leitura!

Arruelas: o que são e para que servem?

As arruelas são peças de vedação industrial em formato circular e vazado. A sua principal função é garantir a vedação para que nenhum fluido passe de um lado para o outro.

Além disso, são fáceis de instalar, entretanto, precisam de manutenção periódica para garantir que continuem exercendo a sua função com qualidade.

Assim, a manutenção também é uma forma para evitar a possibilidade de vazamentos.

Buchas: o que são e para que servem?

As buchas são mais grossas e também tem formato cilíndrico e vazado no centro.

A sua principal função é evitar choques, atritos e vibrações, sendo muito utilizada no setor automotivo para garantir a segurança dos veículos, evitando, até mesmo, curto-circuitos.

Conheça o material de fabricação das arruelas e buchas

As arruelas podem ser confeccionadas em:

  • borracha nitrílica (NBR);
  • polímero poliuretano (PU);
  • fluorocarbono;
  • neoprene;
  • silicone.

As buchas que podem ser confeccionadas em E.P.D.M., neoprene, poliuretano, S.B.R., hypalon, viton e nitrílica.

Veja quais são as diferentes aplicações para arruelas e buchas

As arruelas e buchas são utilizadas com a finalidade de vedação, ou seja, para que os fluidos presentes em um recipiente não invadam o outro e para reduzir vibrações e evitar choques.

As arruelas são vedações usadas em diversos segmentos da indústria, como os setores:

  • pneumático;
  • metalúrgico;
  • hidráulico;
  • ferroviário;
  • aeronáutico;
  • de eletrodomésticos;
  • de eletroeletrônicos;
  • e muitos outros.

As buchas, por outro lado, também são usadas em diferentes segmentos que precisam de um material resistente. A indústria automotiva, por exemplo, é uma grande consumidora de buchas.

Então, é muito importante saber quando usar cada um dos componentes para que a vedação ocorra de forma correta. Enquanto a arruela é ideal para evitar vazamentos, as buchas desempenham melhor função na redução de atritos.

Além disso, em alguns casos, dependendo da necessidade e da avaliação do profissional responsável, a utilização de arruelas e buchas pode ser combinada.

Arruelas e buchas você encontra na Samech Vedações Industriais

Na Samech Vedações Industriais você encontra diversos modelos e marcas de arruelas e buchas confeccionadas com material resistente e de alta durabilidade.

As arruelas de feltro, um vedador secundário, usadas como guarda-pó de retentores em vedação de mancais e como anéis lubrificantes, também podem ser encontradas na Samech. Elas são produzidas em feltro industrial, tipo EN (meio duro) e uma ampla variedade de possibilidades de dN, DN e h.

Conheça toda a linha de arruelas e buchas da Samech Vedações Industriais!

 

Compartilhe!
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Email

Tópicos