Afinal, como surgiu o retentor industrial?

Afinal, como surgiu o retentor industrial?

Se você trabalha com vedações industriais, certamente já utiliza o retentor na sua rotina. Afinal, ele é um item indispensável para o funcionamento das máquinas e equipamentos, portanto, tem uma importância fundamental na indústria.

Isso porque, ele evita a entrada de impurezas e resíduos do exterior e retém diferentes tipos de fluidos nos equipamentos.

Embora seja altamente utilizado no dia a dia, muitas pessoas não sabem como ele surgiu. Você sabe?

Venha conosco e aprenda um pouco mais sobre a história do retentor industrial. Boa leitura!

Veja como surgiu o retentor industrial

O retentor surgiu há muitos anos, porém, antigamente, ele não era conhecido por esse nome. Além disso, as pessoas não sabiam nem o significado de vedações industriais. Contudo, o retentor industrial já estava lá, desempenhando a mesma função de hoje.

Há muito tempo, o homem já compreendia que o uso de um lubrificante fazia com que o atrito entre o cubo da roda e o eixo diminuísse. Na Roma Antiga, para diminuir esse atrito, era utilizado banha animal. Contudo, apesar de eficiente, esse método não ficava parado no lugar e acabava juntando muita sujeira.

Para solucionar o problema e continuar mantendo a lubrificação, surgiram os retentores de feltro e, posteriormente, os retentores de couro. Com o passar dos anos, as máquinas e os veículos evoluíam; assim, manter esse processo de lubrificação estava sendo cada vez mais difícil.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o material de fabricação dos retentores passou a ser a borracha natural. Isso porque, havia a produção em larga escala de veículos para frota de combate. Então, era necessário o desenvolvimento de materiais mais eficientes para os componentes dos motores.

Poucos anos depois, em 1950, a borracha sintética assumiu o seu lugar — e ela é utilizada até hoje.

Então, atualmente, devido às novas necessidades do mercado e com o avanço da tecnologia, novos retentores foram desenvolvidos.

Assim, além da borracha natural, novas composições sintéticas surgiram, como: Nitrílica (NBR); Poliacrílica (ACM); Silicone (MVQ); e Fluorelastômero (FPM); e Politetrafluoretileno (PTFE)

Saiba qual é a importância do retentor nos equipamentos industriais

O nome do retentor já diz tudo: o seu objetivo é reter, ou seja: o que está dentro não pode sair e o que está fora não pode entrar.

Assim, o retentor é responsável por manter a graxa, o óleo e os outros fluidos dentro da máquina e as impurezas (areia, terra, poeira, entre outros) para o lado de fora.

Hoje em dia, os retentores estão em todos os lugares, não apenas na indústria. Afinal, eles constituem os automóveis, motocicletas, máquinas agrícolas, aviões e, até mesmo, alguns eletrodomésticos.

>> Você também pode gostar de ler: Conhecendo o retentor industrial

Conheça as linhas de retentores da Samech

Na Samech Vedações Industriais você encontra linhas completas de retentores: para indústria pesada, convencionais, de alta pressão e tampão.

Fornecemos retentores qualificados que atendem às mais diversas especificações de equipamentos e necessidades de aplicação.

Além disso, garantimos a máxima eficiência e durabilidade do produto. Acesse nosso site e saiba mais sobre os retentores!

 

Compartilhe!
Facebook
LinkedIn
Twitter
Reddit
WhatsApp
Telegram
Email

Tópicos